segunda-feira, 23 de julho de 2007

Como criar um blog

Eu escrevi esse manual para uma matéria da minha pós graduação da UEMG, portanto ele é de minha propriedade intelectual. A reprodução em outro site é autorizada, desde que citada a fonte (que é este blog, obviamente). Acredito que este manual pode sanar diversas dúvidas que uma pessoa possa ter na construção de um blog.

Neste manual abordaremos passo a passo a construção de um blog. Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo).A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.Quem já possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira rápida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão. Conhecendo HTML e outras ferramentas de web permitirá que você incremente seu blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou então você pode também encaixar seu blog dentro do site, transformando algumas seções em blogs. De uma certa forma os blogs são CMS's (Content Management System) mais simples.

Para criar um blog, usaremos o site www.blogger.com, que também pode ser acessado a partir do endereço www.blogspot.com.
É mais fácil trabalhar no blog se você tiver um e-mail do Gmail. Então, vamos ao primeiro passo, que é a criação do e-mail.

1- Acesse o site www.gmail.com
2- Clique em “Inscreva-se no Gmail”
3- Preencha todos os dados corretamente e clique em “Continuar”
4- Clique em “Estou pronto – mostre a minha conta”
5- Clique agora em “Legal! Ir para minha caixa de entrada >>”
6- Pronto! Seu e-mail já está criado!

A partir de agora é que vamos começar a criar o blog propriamente dito. Para isso, digite www.blogspot.com no seu navegador. Os passos agora será os seguintes:

1- Preencha os campos “Nome de Usuário” e “Senha”. Use os dados que você utilizou na criação de seu e-mail. Clique em “LOGIN”
2- Crie agora um “nome”, a “identidade” de seu site. Escolha o nome, marque a opção “Aceito os Termos de Uso” e clique em “CONTINUAR”.
3- Clique agora em “CRIAR BLOG”.
4- Nessa tela, crie um título para seu blog, que será exibido na parte esquerda superior de seu navegador. Depois crie o endereço do seu site. Antes de clicar em “CONTINUAR”, é recomendado verificar a disponibilidade do nome. Para efetuar essa operação, clique em “Verificar disponibilidade”. Caso o nome esteja liberado, clique em “CONTINUAR”.
5- Agora você pode escolher o lay-out. Escolha o estilo que mais lhe agradar, marque a opção no círculo abaixo do modelo desejado e clique em “CONTINUAR”.
6- O blog agora já existe, portanto, ele já está na Internet. Por enquanto, ele ainda está vazio. Agora é hora de começar a postar.

Postar é como se chama inserir textos. Em um blog, usualmente se coloca mais texto do que imagens. Agora vamos começar a postar nossos textos.

1- Clique em “INICIAR POSTAGEM”
2- Agora, você está diante de um editor de texto simplificado. A partir de agora, você vai escrever o que será publicado no blog. Escolha o título e escreva o texto no campo destinado. Caso queira inserir uma foto, basta clicar, dentro do mini-editor de texto, no ícone que representa uma foto. É uma figura no estilo de uma paisagem. Ao clicar neste ícone, uma nova janela se abrirá, e a partir dessa janela é possível inserir gravuras que estejam dentro de seu computador ou em um site da Internet. É mais fácil inserir figuras que já estejam em seu computador.
3- Dentro da janela de inserção de imagem que irá abrir, clique em “Procurar” para adicionar uma imagem do seu computador. Procure nos seus arquivos alguma imagem, a selecione e clique em “Abrir”.
4- Nessa mesma janela, você pode agora escolher o tamanho da imagem e a posição que ela ocupará na tela. Marque as posições desejadas, clique no quadrado em “Aceito os termos de uso” e depois clique em “FAZER UPLOAD DE IMAGEM”. Espere o carregamento da imagem e clique em “CONCLUÍDO”.
5- Clique agora em “Visualizar Blog”, para ver o andamento do seu blog e como ele está sendo publicado na Internet.

Pronto! O site já está publicado e você já pode acessar seu blog para escrever novos posts.

Nenhum comentário: